Eixo 2 Atividades 2.2 análise do projeto em ação
Título do Projeto: LER COM PRAZER.
Professoras: Franciely e Marlene
Escola: Pioneira.
Disciplinas: Língua Portuguesa e Artes.
Turma: 1º, 2º e 3º anos.
Duração prevista para o projeto: 1 semestre.
1 . Tema
LER COM PRAZER.
2. Disciplinas
Língua Portuguesa e Artes.
3. Objetivos
- Envolver as famílias nas práticas de leitura;
- Colocar o aluno em contato com variados livros;
- Desenvolver a linguagem verbal do aluno;
- Resgatar a atenção da família para coma criança;
- Motivar o aluno a querer ler;
- Desenvolver a paixão por livros;
- Promover a aproximação aluno, escola e família;
- Atender a demanda atual de formar leitores apaixonados pelo ato de ler.
-Incentivar a leitura e tentar levar a cultura a todos.
-Conscientizar os alunos para a importância do habito de leitura.
-Aprimorar o vocabulário esclarecendo termos e palavras “novas”.
-Organizar e expor as idéias com clareza.
4. Ações
Inicialmente será feita uma oficina de apresentação para a família, colocando-a em sintonia com a proposta do projeto.
As
atividades seguintes serão feitas em sala de aula, LABIN, pátio,
biblioteca, a partir da leitura de um tipo de texto a cada semana/aula
e, a partir do qual desembocará todos os trabalhos propostos em sala. E
com apresentações mensais dos alunos de um livro lido.
A
leitura feita em sala poderá variar entre: Textos Informativos,
Bíblicos, poesias, parlendas, piadas, contos, músicas, versos de cordel,
histórias infantis, receitas, listagem, rótulos, etc.
Paralelo
ao trabalho do professor em sala, as sexta-feira, cinco alunos da turma
levará um livro em uma sacola decorada, que deverá ser lido em casa com
a família e, no retorno à escola, o aluno deverá transmitir aos colegas
a experiência do tempo de ler recontando a história.
Os pais preencherão uma ficha de acompanhamento do projeto.
5. Atitudes
Os
alunos aprenderam expressar o que sentem e o que pensam para conseguir
se realizar com mais facilidade ao longo da vida e perceberam que a
leitura é um dos ingredientes básicos e fundamentais nesse processo.
Quem lê e interpreta o que leu, resolve qualquer problema e escreve bem.
Além disso, houve uma proximidade entre escola e família, e uma maior
participação dos pais no processo de aprendizagem dos alunos.
6. Resultados
O
resultado do projeto foi alcançado porque houve a envolvimento da
família nas atividades de leitura, promoveu a proximidade entre família e
escola. Desenvolveu a linguagem verbal do aluno, aprimorando o
vocabulário e organizando e expondo as ideias com clareza. Motivou e
incentivou os alunos para o hábito da leitura.